terça-feira, 26 de novembro de 2013

Insanity: o que é... Por onde começar!

Oi pessoal!!

Desde que eu postei os resultados do primeiro mês do Insanity (no qual eu perdi 2 kg e muitas medidas) muitas pessoas me mandaram mensagens e e-mails perguntando sobre o que se tratava o Insanity e como fazer para iniciar os treinos!
Pois bem, preparei o post de hoje bem completo com tudo que você precisa saber para começar. Mas antes de disso, quero ressaltar que o mais importante é consultar um médico especializado, principalmente porque se trata de um exercício de alto impacto.
O que é o Insanity...
O Insanity é um programa com exercícios para você fazer em casa, sem precisar de todos aqueles aparelhos de academias. Ele foi desenvolvido por um Personal Trainer americano, chamado Shaun T. 
Foi programado para ser realizado em dois meses. No primeiro mês é priorizado a "queima de gordura corporal" e o segundo mês é para ganho de resistência. Existe uma semana de recuperação entre um mês e outro, com exercícios mais leves e aeróbicos.
Mas como assim? Como treinar fora de uma academia?? O gênio do Shaun T. baseou os exercícios de forma a usar e abusar dos movimentos corporais... Então, esteja preparado para pular muito, correr sem sair do lugar, agachar e levantar repetidas vezes, fazer abdominais, flexões e tudo mais que seu corpo tiver condições de fazer. 

O que você precisa para começar?
- Um bom tênis (essencial), 
- os vídeos baixados ou o DVD comprado, 
- um equipamento para rodar os vídeos (televisão ou computador), 
- uma garrafa com água e uma toalhinha para secar o suor!!
- determinação e muita força de vontade!! Pode parecer "moleza" um exercício feito em casa, mas não é!! Ele te leva no limite do seu corpo... E a cada dia você terá que vencer a batalha contra a preguiça!

Quem não pode fazer o Insanity...
Lembrando que o Insanity explora os movimentos corporais e te leva ao limite do seu corpo... Por exemplo, quando você saltar, será incentivado a fazer isso o mais alto que você puder, etc. Logo se trata de uma atividade de alto impacto, que nem todas as pessoas podem/devem realizar...
  • pessoas que sofrem de problemas cardíacos e/ou pressão alta (indispensável a consulta do seu médico antes de iniciar este ou outro programa);
  • pessoas que estão muito acima do peso. O ideal é fazer uma boa dieta antes, e só depois começar a atividade, pois o excesso de peso pode lesionar os joelhos;
  • pessoas que já tiveram (consultar o médico) ou têm algum problema nos joelhos. Isso serve para cirurgias ou apenas incômodos. O Insanity exige de mais dos seus joelhos: eles precisam ser fortes, ou você vai acabar parando na metade do caminho...
  • mulheres grávidas, em final de gestação ou que tiveram bebês recentemente. O ideal é esperar de 3 a 6 meses em caso de parto normal/natural e de 6 meses a 1 ano em caso de cesária. POR FAVOR, consultem o médico de vocês antes de sair pulando na frente da televisão!! Ok?!
Como adquirir os vídeos?
Você pode baixa-lo pela internet ou pode compra-lo. Para quem quiser comprar, é só procurar no google, provavelmente você vai encontrar aos montes no mercado livre e a maioria é confiável (veja a reputação do vendedor). Eles são baratos... Uma média de R$ 25 a R$40.
Para quem quiser baixar, existem vários links, eu baixei por este aqui (clique). Foi o único que deu certo... tentei outros links que davam erro. É importante observar em qual portal você vai baixar, pois as vezes é necessário um outro programinha (Torrent) instalado no computador. Mas não é o caso deste link que mostrei para vocês!

Atenção
Se você estiver no Brasil, vai conseguir baixar de boa. Mas, em alguns países existe uma política rígida de direitos autorais, e baixar da internet se torna crime (o que é correto). Então, provavelmente nestes países você não vai encontrá-los para baixar... Terá que comprar mesmo!! É por este motivo que nós não encontramos os treinos no youtube. 

Como começar...
Você comprou os vídeos ou baixou as aulas... Junto deles virá um calendário determinando qual aula você fará em qual dia da semana.
Neste calendário você irá apenas alterar as datas (atualizar), mas vai seguir normalmente. Por exemplo:
Você vai começar a primeira semana. O recomendado é que comece na segunda feira. Sua primeira aula é o "fit test", a próxima aula será o "Plyometric Cardio Circuit" (está será na terça, caso você tenha começado na segunda); a próxima será "Cardio Power & Resistante", na quarta... E assim por diante! Está tudo especificado no calendário e não tem erro!!
Duração das aulas: aproximadamente 40 minutos. Tem dia que serão 2 aulas, fique atento ao calendário!

O que é o Fit test?
O fit test serve para você acompanhar sua evolução. O Shaun T. vai te mostrar um movimento e vai mandar você repeti-lo pelo tempo de 1 minuto. Você terá que contar quantas vezes conseguiu repetir e ao terminar, você irá anotar. Você fará o fit test 4 vezes durante todo o programa (a cada 2 semanas), e a medida que ganhar resistência irá ver sua evolução. Como exemplo, vou mostrar os resultados dos meus 2 primeiros fit tests:
Olhem aí e vejam o quanto eu evoluí em 2 semanas!!

Considerações finais...
É fato que, com 2 semanas de Insanity, você já começa a ver resultados... MAS, de nada adianta você "se matar" de fazer exercícios e não controlar a alimentação!! Se você quiser realmente mudar seu corpo, combine os treinos com uma boa reeducação alimentar!!
Você vai perder (muita) gordura corporal, mas ao mesmo tempo, estará ganhando "massa muscular". Você verá a diferença, nas suas pernas e braços... A gordura corporal ocupa muito mais espaço que a massa muscular, mas em compensação, a massa muscular pesa mais!! Consequentemente, não se assuste se no espelho você aparentar ter 10 kg a menos, mas na balança só ter perdido 2!
Quer uma prova? Vejam o meu antes e meu depois (em 5 semanas):
A primeira foto foi no meu primeiro fit test, pesando 69,2 kg (1° dia). Olhem o tamanho do meu rosto!! Hehehe... Na segunda foto, 5 semanas depois, eu estou pesando 66,0 kg. Apenas 3 kg de diferença, mas parece ser bem mais...
Meu conselho para vocês: tirem muitas fotos antes de começar e ao longo do programa... Eu tiro foto até das pernas, para acompanhar se tá dando resultado com a celulite... Hehehe... Dessa forma vocês vão conseguir acompanhar suas evoluções!! 
E, se possível, vejam suas medidas (barriga, cintura, braços, pernas, busto, costa, etc), e meçam esporadicamente (eu meço em cada fit tes). Dessa forma, mesmo que a balança "minta" pra você, você saberá que está dando resultados!!

Bom pessoal, é isso!! Qualquer dúvida é só deixar recado neste post, ou e-mail ou na página que eu criei para falar sobre isso que eu respondo!! (ainda não curtiu? clica aqui).

Estou à disposição de vocês!!

Beijinhos...

5 comentários:

  1. Oi Laura!
    Amei o post e as dicas!!!
    Realmente já dá para perceber diferença em suas fotos!! Parabéns!
    Estou curiosa já para ver as de 2 meses de Insanity!!! rsrs
    Quero muito fazer, vou arrumar tempo e dai te falo :)
    Esse é meu novo blog que será privado http://sonhadadecor.blogspot.com.br/
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  2. Oii Laura!!Adorei seu post, parabéns pela determinação.
    Desculpe a pergunta mas quanto as celulites, melhorou com o insanity?Obrigada beijoo

    ResponderExcluir
  3. Oi Laura!Adorei seu post. Parabéns pela determinação!!!!Uma perguntinha indiscreta, as celulites melhoraram com o insanity? Obrigada, beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, fui responder sua pergunta mas não achei nenhum e-mail, nada!! Então espero que você veja este comentário novamente!

      Você me perguntou se o Insanity melhorou minha celulite... A resposta é SIM!! Melhorou muito... Óbvio que não apenas a atividade física, mas também a reeducação alimentar e a quantidade de água que tenho tomado... Mais de 2 L por dia!!
      Já reduziu muito, e creio que a tendência é reduzir ainda mais!!

      Beijinhos, obrigada pelo comentário!!

      Excluir
  4. Adorei e segunda vou começar! Só precisa atualizar o site para baixar, não está funcionando mais! Consegui esse site que tem as aulas para assistir online e o link para baixar em torrent: http://hollyenchanted.blogspot.com.br/2013/10/ta-sem-grana-pra-malhar.html
    Um beijo da 'madame cow' =*

    ResponderExcluir

Obrigada por vir a este cantinho e dedicar seu tempo comentando! É um prazer ler o que você escreve...