terça-feira, 22 de abril de 2014

Do que um filho precisa?!

Sei que muitas aqui já passaram ou estão passando por isso... E tantas outras ainda vão passar: de repente você se vê gravida e começa a fazer mil planos de como ser uma boa mãe e como dar tudo que seu filho precisa.

Você descobre que vai ter um filho e surta. É inevitável... Por mais que a gravidez tenha sido planejada, por mais que você já estivesse tentando há meses ou há anos... 

Claro, existem vários tipos de surtos... E o surto geralmente vem acompanhado de medo (ou não). Em algumas vezes o medo é maior, em outras é menor... Isso vai depender um pouco da sua estabilidade emocional, financeira, sua relação com o pai do bebê e com sua família, sua idade, etc, etc, etc.

Eu surtei duas vezes. Surtei quando descobri que estava grávida, e achava que era um só. Surtei de novo quando fiz o ultrassom e recebi a notícia de que eram gêmeos. Hahaha...

Toda mulher grávida passa por fases... A fase do medo e da incerteza, a fase da alegria desmedida, e a fase em que sua vida é só fazer contas e mais contas sobre quantas fraldas você vai precisar comprar a cada mês.

Óbvio que, algumas coisas são indispensáveis, como as fraldas descartáveis... Embora você vá gastar MUITA fralda, ainda é melhor que nossas mães, que tinham que lavar centenas de fraldas de pano, muitas vezes à mão. Então, este é um gasto inevitável, por exemplo.

Mas algumas coisas não são!!

Quando a gente descobre que vai ter um filho ou dois (ou mais), imediatamente começam os planos... Planos sobre o parto, o quarto, o berço mais seguro, o melhor carrinho, a cadeirinha do carro, os mil tipos de mamadeiras que existem, a cadeirão para papinha, o andador (polêmico)...
E não para por aí: planos para o chá de bebê, o aniversário de 1 ano, pré escola, escola, faculdade... Quando você se dá conta, está planejando o casamento do bebê que ainda nem nasceu!

E nessa hora existe uma pressão muito grande em cima da gente! A indústria inventa mil coisas "indispensáveis" para um bebê, que talvez o seu vá usar uma ou duas vezes no máximo, ou nem isso...

E nessas horas existe uma linha tênue entre o que é realmente necessário e o que não passa de futilidade!

Existem mulheres que planejam o quarto dos sonhos, cheio de móveis, eletrônicos e frufrus e em contra partida, marcam uma cesária com bastante antecedência, por puro medo do parto normal.

((este assunto é complicado. Não sou contra a cesária quando ela é necessária. A cesária é um RECURSO para salvar a vida da mãe ou do bebê quando o parto normal é impossibilitado por algum motivo. É fato que ainda existem muitos casos de violência obstétrica - farei um post sobre isso também - mas esse tipo de coisa acontece tanto em parto normal, quanto em cesária. Eu não quero julgar a mãe que opta por uma cesária. Mesmo se essa opção for por medo do parto. Mas, com certeza, para o bebê é muito melhor que ele nasça no TEMPO dele))

Existem outras que enchem o guarda-roupa do pequeno com as roupinhas mais lindas que um bebê pode ter, mas desiste da amamentação na primeira dificuldade.

Vocês estão entendendo onde quero chegar? A pergunta é: do quê um filho realmente precisa?

Fiquei tentando lembrar, na minha infância, de como era meu quarto... Das sensações que eu tinha nas minhas festinhas de aniversário... De como eu me sentia quando ganhava um brinquedo super legal, etc. E, sinceramente, não me lembro muito dessas coisas...

Mas me lembro da insegurança que eu senti uma vez que vi minha mãe chorando (lembro exatamente da cena) e me lembro do medo horroroso que eu tinha de gatos (e nossa vizinha tinha um monte), e de como meu pai me deixava mais segura quando eu queria ir brincar no quintal a noite, e ele ia comigo, e aí eu sabia que os gatos não iam me atacar! kkkkk

Lembro de dormir no colo do meu pai TODAS as noites. E lembro que eles deixavam um colchãozinho ao lado da cama deles, para o caso de a gente sentir medo de madrugada e querer ir para o quarto deles...

No final das contas, é disso que uma criança precisa: amor e segurança. 

E daí que o quarto dele vai ser lindo ou simples? E daí que o carrinho vai ser dos mais completos ou um de segunda mão? E daí se a festinha de um ano vai ser um super evento ou só um bolinho para a família? Depois que seu filho crescer ele pouco se lembrará dessas coisas... O que fica é a educação que você deu, o amor, a paciência que você teve com ele... As brincadeiras, as histórias lidas, e todas essas coisas que o dinheiro não compra!

Claro que, dentro das nossas possibilidades, eu e meu marido queremos dar o melhor para nossos filhos... Temos muitos planos para eles: queremos que eles façam inglês, natação, música... Que eles estudem em uma boa escola e tudo mais... Mas tudo isso sem neuras e sem surtos... Porque o mais importante eles já tem: um ao outro e pais babões que os amam mais que qualquer coisa neste mundo!!

Um beijo para vocês!

5 comentários:

  1. Parabéns Laura!!! É mesmo um milagre! Nossa, saber que vai ser mãe de gêmeos deve ser chocante, mas tenho certeza que você vai tirar de letra! Tudo de bom nessa nova fase! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Laura, vc pensa exatamente como eu, o que importa é amor e segurança, o resto é resto.
    Parabéns!
    Beijos
    Ki
    www.donakizzy.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog e já estou seguindo!!!!
    Beijos!! =*

    ResponderExcluir
  4. oi laura,ser mãe é uma dádiva,tudo isso que vc mencionou,todos antes de ter deveria de pensar....mas na maioria das vezes nem é lembrado!!!!!!!!!!!ser mãe é cuidar,respeitar,vigiar,amarrr!!!!!! o meu bebe tem 10 aninhos de pura fofura kkkkkk ....vcs vão dar conta,,,, isso já é instinto de maternidade!!!!!! beijossssss.

    ResponderExcluir
  5. Disse tudo e eu concordo com vc!! Beijos :)

    ResponderExcluir

Obrigada por vir a este cantinho e dedicar seu tempo comentando! É um prazer ler o que você escreve...