quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Prateleiras na cozinha

Já contei pra vocês que vamos nos mudar para um apê bem maior, mas alugado, como este que moramos atualmente... E uma das coisas que tem me preocupado é com relação a cozinha. Quando comprarmos nosso apê, irei investir em uma bela cozinha com móveis planejados, mas até lá, enquanto estivermos de aluguel, não dá para gastar muito dinheiro com algo que não é nosso e que não levaremos embora na hora de mudar de casa!
O apê que vamos alugar é muito bom, ele possui armário na cozinha, banheiro e lavanderia. Mas, mesmo assim o espaço disponível é pouco para guardar todas as milhares de coisas que nós, recém-casados, possuímos.
Li uma vez que um casal sem filhos não precisa mais que um jogo completo de jantar (nós temos 4), um jogo completo de talheres (nós temos 3), etc... Mas quem disse que o Murilo deixa eu desfazer de algumas coisas?? Ele tem dó, pois tudo foi presente... E no fundo, eu também tenho!
Neste caso, tenho que procurar soluções fáceis, práticas e bonitas para guardar tudo na nossa "cozinha nova", sem ter que deixar a maior parte das coisas nas caixas, dentro do guarda-roupas.
Foi aí que comecei a pensar na boa e velha "prateleira", que deixa tudo a mostra de um jeito muito charmoso... As opções são infinitas!
Observem que nas fotos, as prateleiras substituem apenas os armários aéreos. A parte de baixo continua com portas e gavetas...
Na minha opinião, existem inúmeras vantagens e algumas poucas desvantagens em se ter prateleiras na cozinha... Então, vou começar listando as desvantagens, pois são mínimas:

- Acumula mais poeira: você terá que ter cuidado redobrado com a limpeza da cozinha... De igual modo, acumula mais gordura. Ou seja: para que não fique tudo sujo, higiene é fundamental!
- Maior perigo em quebrar alguma coisa: se as prateleiras forem estreitas, você terá que ter maior atenção na hora de guardar ou pegar alguma coisa, pois na pressa pode acabar derrubando!
Vantagens:
- Precinho camarada: dependendo da quantidade de prateleiras que você incorporar ao projeto da cozinha planejada, os custos podem reduzir até pela metade! Isso porquê armários com portas consome mais material, e por ficarem à mostra, o acabamento das portas geralmente é mais bonito (e mais caro)
- Praticidade: quer coisa melhor que ter tudo à mão, sempre?! Com os objetos distribuídos em prateleiras você sempre saberá exatamente onde está cada coisa...
- Organização: só alguém muito organizado pode ter prateleiras na cozinha. Aliás, na casa toda! A falta de organização pode deixar tudo visualmente feio e acabar com a sua decoração. É o mesmo raciocínio das cozinhas americanas: quanto mais exposto algo está, mais organizado e limpo ele deve ser. Se você ainda não é organizado, com certeza as prateleiras te ensinaram a ser!
- Beleza: sei que algumas pessoas não gostam! Mas eu, acho lindo! Se cumprido o critério de organização anterior, com certeza sua cozinha ficará super charmosa... Outra coisa que colabora é o fato de você poder expor seus itens e louças mais bonitos! Eu por exemplo, ganhei de presente de casamento um aparelho de chá maravilhoso, que é até pecado deixá-lo escondido!!
- Economia de espaço: isso é visível!! Prateleiras ocupam bem menos espaço que armários grandes e robustos! Solução ideal para cozinhas pequenas (como a minha).
Motivos para usar existem aos montes! Sou super a favor de fazer um belo projeto, de forma que fique tudo encaixadinho na sua cozinha (mesmo que ela não seja "realmente" sua). É o que vou fazer... E óbvio, volto para mostrar o resultado para vocês!!
E aí, gostaram?!
Deixe sua opinião nos comentários...

Ótima quarta-feira a todos!

Beijinhos =*

Fontes: Santo google e Blog "Em alta moda"

9 comentários:

  1. Oii, adorei as ideias!!
    mas vou utilizar em um dos quartos lá da nossa casinha e não na cozinha... pois como moramos na nossa casa própria quero mesmo tudo planejado, rsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, olha eu aqui denovo! rs
    Eu tbm moro numa casa alugada como vc, já é a segunda moradia depois que casei e tbm não posso investir em armários planejados.
    Mas estou sem espeço na cozinha e resolvi investir em prateleiras, essas com o suporte invisível são lindas... acho que vale a pena investir nelas.
    Até o final do ano eu arrumo a cozinha e depois posto no blog o resultado.
    Beijos
    Kizzy
    www.donakizzy.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro essa ideia Laura e com certeza vou fazer! Fica lindo, prático e organizado!!!

    beijão flor
    amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. eu adoreiii..
    na minha cozinha vou colocar 3 prateleiras...pra colocar uma potes coloridos que tenho...
    logo mais posto fotos :)

    A compra nosso Castelo - Apê
    http://nossosonhocastelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de prateleiras e essas inspirações estão lindíssimas...pretendo colocar na minha cozinha em algum cantinho e no meu futuro home office...bjos

    Cris - A Dona da Casa

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito de prateleiras, pretendo usar na minha cozinha e home office... suas inspirações estão lindíssimas...

    bjos

    Cris - A Dona da Casa

    ResponderExcluir
  7. Adorei a idéia, agora mãos a obra... kkk

    ResponderExcluir
  8. Oiiiii

    eu adoro prateleiras, mas acho que por falta de espaço os armários são melhores pra mim, pois cabem mais coisas hehehehehe


    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
  9. Ooi flor, essa ultima pra mim tá ótimo, não muito adepta de muita informação e várias prateleiras e sim, junta muita poeira e deixa o ambiente com mta coisa rsrs..

    Adorei o post.
    Bjs
    http://neurasdeumanoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por vir a este cantinho e dedicar seu tempo comentando! É um prazer ler o que você escreve...